quarta-feira, 27 de julho de 2016

O que motiva a Governança de TIC


Fernandes e Abreu definiram que existem seis conjuntos fatores motivadores para a governança de TIC.


Esquema de fatores motivadores
Fonte: FERNANDES e ABREU, 2012


Segundo eles, o Ambiente de Negócios possui uma intensa competição com o surgimento de novos produtos e serviços. A globalização trouxe concorrentes com custos reduzidos de todo o mundo, diminuindo cada vez mais o ciclo de vida dos serviços e produtos. Essa competição deixa o cliente mais exigente quanto aos processos executados pelas empresas. No Brasil ainda existem outros empecilhos como custos altos e o crescimento econômico.

TI como Prestadora de Serviços, sejam eles serviços internos ou externos deve manter os projetos dentro dos prazos e orçamentos, atender o que foi acordado nos requisitos, disponibilizar infraestrutura e aplicações, ser capaz de escalar e expandir os negócios, etc. Para que isso aconteça, deve haver postura e orientação da organização que deseja prestar serviços de TI.
As Integrações Tecnológicas, com o intuito de unir as diversas áreas da organização, como integrar as funções administrativas, a cadeia de suprimentos, os processos de desenvolvimento de produtos, redes de distribuidores, etc. Para isso se utilizam aplicações de BPM e ECM.

A crescente necessidade de Segurança de Informação, um dos maiores problemas da modernidade, é um motivador forte no mundo conectado. Criar definições de níveis de acessos e medidas preventivas, é visto como muito importante para as organizações de médio e grande porte. 

A Dependência do Negócio e Relação à TI é dividida em duas escalas, impacto nas operações chaves e impacto nas estratégias chaves, o conjunto delas define o quanto a TI e como a TI é importante para a organização.

Os Marcos de Regulação representam restrições que são impostas ao negócio, o acordo da Basiléia II e o Ocley Act são alguns deles. Essas regulamentações veem para dar confiança aos investidores no mercado de capitais, diminuindo o risco e dando credibilidade à empresas.



Referências:
FERNANDES, A. A.; ABREU, V. F. de. Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

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