Ao estudarmos sobre Governança de TIC é fundamental compreendermos alguns conceitos. Entre eles temos os conceitos de Governança Corporativa, Governança de TI e Gerenciamento ou gestão de TI, compreendendo os limites de cada uma destas.
"Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle." (IBGC, 2015) . Com isto compreendemos que a governança corporativa lidará com as decisões estratégicas, até mesmo as que envolvem a TI. Ela é responsável também por lidar com os ativos da corporação.
A governança de TI, ao contrário do que se pode imaginar, não consiste em tomar decisões específicas sobre a TI justamente por competir à administração fazer isso. Com isto essa governança reflete os princípios da Governança Corporativa e se concentra em administrar a utilização da TI para concretizar as metas de desempenho corporativo, harmonizando decisões administrativas e o uso da TI com comportamentos desejáveis e objetos do negócio.
Concluímos assim com o entendimento que estes três conceitos se relacionam de forma dependente, como podemos ver na imagem abaixo.
Referências:
Nascimento, R. P. C.; Diniz, M. Aula 2 - Introdução e Origem da Governança de TIC.
Cavalcanti, A. S. Governança de TI. Disponível em :<http://portal.tcu.gov.br/comunidades/governanca-de-ti/entendendo-a-governanca-de-ti/>.
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