quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ASANA - Ferramenta de Gestão de Projetos

Asana é um eficiente gerenciador de projetos que possibilita todas as funções mais desejadas em programas virtuais dessa categoria, funcionando no modo web e no formato de aplicativo para Android e iOS. O sistema do Asana dispõe uma interface totalmente limpa e intuitiva, que é a característica mais exigida pelas pessoas que gostam de ferramentas bem organizadas. No gadget, você pode visualizar, cadastrar, editar e concluir qualquer tarefa, já que o aplicativo é compatível com a maioria dos recursos da versão web. Além disso, o usuário não precisa se preocupar em chegar perto de um computador para acompanhar o seu trabalho.
Quem desenvolveu a ferramenta inovadora foi Dustin Moskovitz, que também é cofundador do Facebook, a rede social de maior sucesso no planeta. O objetivo, ao criar o Asana, era o de disponibilizar uma ferramenta que auxiliasse a reimaginar o modo como as equipes, no geral, devem trabalhar. O Asana conecta os membros sobre o que está acontecendo e alia as prioridades que os usuários da ferramenta têm em comum. Ou seja, funciona como se fosse uma lista de tarefas que pode ser compartilhada com todas as pessoas envolvidas. O aplicativo funciona de forma grátis para incluir até 30 pessoas.
Se você gosta de ferramentas de produtividade e organização, não deixe de conhecer essa ferramenta que pode potencializar o seu trabalho.


Como funciona o Asana

Através do site o usuário pode utilizar a ferramenta em seu computador, com ícones bastante simples e diversas opções, o que facilita a vida do usuário. O objetivo do programa é ser rápido, acessível e eliminar o trabalho de ter que organizar tarefas. Ou seja, possui o objetivo de eliminar perda de tempo que se vê em grandes projetos com tarefas de rotina que demandam muito tempo, além de locomoção, como a produção de planilhas e agendamento de reuniões. Com uma interface simples e intuitiva, o usuário pode delegar tarefas, estipular prazos, seguir ou não projetos e tarefas específicas, tudo isso sustentado por relatórios detalhados.

Confira abaixo algumas vantagens  na utilização do Asana:
• Excelente comunicação sem muito esforço;
• Mais coordenação sem que seja necessário realizar tantas reuniões;
• O usuário pode colaborar com até 30 colegas de trabalho de forma grátis;
• Adiciona e completa tarefas;
• É rápido e sincroniza em tempo real;
• Trabalha com diversas equipes e grupos de pessoas;
• Pode criar tarefas com apenas um clique;
• Adiciona comentários em tempo real;
• Edita nomes de tarefas;
• Atribui tarefas;
• Cria novos projetos;
• Apaga tarefas;




Sobre o Asana Mobile (App)

O aplicativo funciona em Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente. O serviço web é considerado mais rápido e mais eficiente, no entanto, o app pode ser de grande valia para os profissionais que necessitam viajar bastante e não estão com um computador sempre à disposição. O aplicativo funciona, basicamente, da mesma forma que o site do Asana. Portanto, por lá é possível gerir todas as tarefas, como as reuniões, o planejamento e etc. No sistema Android, porém, o usuário não pode visualizar e nem anexar arquivos, o que acaba limitando de forma significativa a acessibilidade de quem está utilizando, mas, de forma geral o app funciona bem e pode ser extremamente útil.


Fonte:
Thiago Sanches. Conheça a ferramenta de colaboração online que vai turbinar o trabalho da sua equipe – Asana . Disponível em < http://vidamaisfacil.com.br/organizacao/ferramenta-de-colaboracao-online-que-vai-turbinar-o-trabalho-da-sua-equipe-asana/ > Acessado em 09/03/2016.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Gestão de projetos de TI


Segundo o levantamento de governança de TI do TCU, 58% das instituições, em 2012, ainda não adota nenhum processo de gestão de projetos. Em 2010, esse número era 70%, o que demonstra evolução da situação nos últimos dois anos. Chama a atenção que 17% das instituições não pratiquem qualquer gerenciamento de projetos, mesmo diante da complexidade do desenvolvimento de serviços e produtos de TI.


Gráfico comparativo do processo de gerenciamento de projetos.
Projetos de TI possuem riscos tão conhecidos, que chegam a ser esperados em muitos casos, como o aumento dos custos inicialmente previstos e a dilação do prazo de entrega do produto. Não raro, o projeto fracassa no alcance dos objetivos e compromete ações institucionais. Enfim, uma instituição que não gerencia os projetos adequadamente sofre elevado risco de ter um desempenho insatisfatório. 
Dentre as instituições que declararam adotar processo de gerenciamento de projetos baseado em um padrão, tem-se que apenas 5% acompanham e mensuram esse processo, e somente 10% buscam melhorá-lo, situação que ficou praticamente inerte em relação ao levantamento anterior, cujos resultados foram 3% e 8%, respectivamente. 



Fonte: Portal TCU